top of page

Brasil - Um longo caminho para a volta a prosperidade


Esta semana uma das maiores agências de Rating do mundo a S&P, confirmou aquilo que a maioria dos economistas, formadores de opinião, empresários e formuladores de política econômica do governo já esperavam, a perda de grau de investimento do Brasil.

Num primeiro momento para a grande maioria da população brasileira, essa notícia não teve relevância mas seus maléficos efeitos deverão causar profundas mudanças no seu cotidiano e um longo caminho de volta rumo ao crescimento .

O rebaixamento da nota por si só irá causar grandes problemas para a economia brasileira como, o afastamento dos investidores estrangeiros, a acentuada perda de valor das empresas, falta de crédito e financiamento, aumento da inadimplência e do desemprego.

Mas o problema maior é que a recuperação do grau de investimento do país não depende apenas das medidas internas de ajustes. A perspectiva de queda da economia chinesa, o fraco desempenho dos países europeus e as sombrias expectativas para os países latino americanos, nossos vizinhos e parceiros, derrubam os preços das commodities, dos produtos alimentícios e dos demais produtos de exportação brasileira, retardando ainda mais o processo de recuperação econômica.

Temos sem dúvida que fazer nossa lição de casa, cortando custos, exigindo eficiência nos gastos públicos e buscando novos mercados para nossos produtos e serviços de exportação, mas devemos ter em mente que esse processo (de recuperação) será longo e deixará no caminho um rastro de problemas como quebra de algumas empresas, desemprego, inadimplência, endividamento das famílias e problemas sociais.

Para construir o caminho de volta para o crescimento e a prosperidade, será necessário muito mais que corte de ministérios ou despesas do cafezinho. Será necessário reestabelecer a confiança da população nos governantes e estes deverão mostrar muita determinação e coerência na fixação de prioridades e na condução das políticas sociais e econômicas, deixando muito claro para a população, a direção e o caminho a ser seguido.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Follow Us
No tags yet.
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page